Inaugurado em 18 de Janeiro de 1971, com uma área constituída de 3.000 m², o Mercado Municipal de Vila Formosa surgiu com a finalidade de melhor abastecer a população de Vila Formosa e região. O espaço trouxe também, para os moradores das adjacências, mais opções de gêneros alimentícios.

Além de ser um dos ícones da Vila Formosa, o Mercado Municipal é também um tradicional ponto de encontro, já que está no coração do bairro, próximo aos grandes bancos, lojas e magazines. Pelo seu diferencial, o espaço é considerado um dos mercados municipais mais limpos e organizados da cidade de São Paulo.

No Mercadão, como é famosamente conhecido, você encontra alimentos dos mais variados tipos, que estão subdivididos nos seguintes ramos: avícola, produtos de uso animal, açougue, hortifrutícula, peixaria, empório de produtos naturais, laticínios, pastelaria, rotisseria, doçaria, floricultura, restaurante, entre outros.

O mercado tem nome oficial de Mercado Municipal Antônio Meneghini, que homenageia morador e tradicional família de político em Vila Formosa que fez parte da história do bairro entre as décadas de 70, 80 e 90.

O Mercadão é composto por 21 boxes e um estacionamento com 100 vagas que atende cerca de 50.000 pessoas por mês. Trabalham diariamente 170 funcionários, que fazem do local um ponto diferenciado para o atendimento ao público. Os preços são acessíveis para todas as classes sociais.

De terça à sexta-feira o espaço conta com as tradicionais compras semanais e eventos sociais de auxílio a saúde, culinária e feiras de artesanto. Já aos finais de semana, o movimento chega a triplicar com a presença de famílias, adultos e crianças.

As pessoas que frequentam o Mercadão procuram a ótima qualidade dos produtos e o atendimento atencioso por parte dos permissionários.

A Associação que administra o Mercadão de Vila Formosa é conhecida, em sua razão social, como Associação dos Permissionários do Mercado Municipal de Vila Formosa – APEMUF.