O futuro do Mercadão de Vila Formosa

Os Mercados Municipais na cidade de São Paulo têm sua parcela de compromisso com abastecimento e função social, indo desde o setor de distribuição no sistema varejista de alimentos até geração de empregos.

O Mercado Municipal de Vila Formosa em sua inauguração em 18 de janeiro de 1971, veio com a função de criar um novo espaço no setor e dar aos moradores da região e aos clientes de outras regiões, a qualidade, atendimento e conforto ao ter a possibilidade de encontrar em um só local uma variedade de produtos.

Suas funções múltiplas carecem de aperfeiçoamento e atualização de espaços, pois a cidade não somente cresceu mas também agregou outras necessidades de qualidade de atendimento e conforto.

Ponto de referência da região, o Mercadão passou a ser não somente um sistema estratégico de distribuição de alimentos, mas parte integrante de sua história. Podemos então pensar que o equipamento público necessita de aperfeiçoamento.

Iniciamos o projeto de buscar as falhas e vulnerabilidades do Mercado, detectamos pontos importantes de modificação como o aumento de vagas e a organização no estacionamento, melhoria nos banheiros públicos, adequação do sistema de limpeza e esgotos e consumo de água e energia.

Por iniciativa da Administração junto a Associação de Permissionários (APEMUF), enviamos ao setor responsável um projeto/estudo para conseguir a aprovação destas modificações necessárias.

No projeto/estudo consta o aumento de 26 vagas, que em sistema rotativo representa mais de 150 diariamente, mudanças do banheiro público para adequar a desova de esgotos, normas sanitárias e de acessibilidade, captação de águas de chuva e reuso, modificações no sistema de distribuição e instalação de equipamentos visando o consumo de energia elétrica, criação de bicicletário e composteiras. Sem se esquecer da revitalização de áreas verdes que também são parte integrante do espaço.

É um plano arrojado que depende tanto do setor público como dos parceiros privados. Pensando assim, enviamos proposta de trabalhos conjuntos, pois quem tem a ganhar é a população local.

O projeto/estudo já passa por setores responsáveis técnicos da Supervisão de Mercados para aprovação e adequação e algumas modificações a cargo de Permissionários já iniciaram. Devemos salientar que algumas modificações propostas têm como intuito principal a busca de valorizar a qualidade de serviços prestados.

Projetos Sociais, parcerias com entidades, comemorações de datas importantes e tantas outras atividades que fazem do Mercado Municipal de Vila Formosa parte integrante da história e da cultura da região, pois a excelência de atendimento e a qualidade de seus produtos são necessidades que o equipamento público dever ofertar.

O Mercado Municipal de Vila Formosa dará sua colaboração, na certeza que a população ficará cada vez mais orgulhosa de ter em sua região um local agradável e com qualidade

Rogério Gomes é administrador do Mercadão de Vila Formosa.

You must be logged in to post a comment.